terça-feira, 7 de julho de 2009

Próxima estação: Renan Mariano

 

foto

De vez em quando, ao andar de trem ou de metrô, fico reparando aqueles nomes de estações. A maioria delas tem o nome do bairro ou da rua em que se encontram. E muitos são nomes de pessoas (ou famílias) importantes que já deram o ar de sua graça neste planeta. Como exemplo temos Siqueira Campos, Rocha Miranda, Del Castilho, entre outros. E então eu pergunto: Você já parou para pensar que, caso você se torne alguém relevante o suficiente no futuro, pode ser homenageado com um local tendo o seu nome?

Isso pode ser muito interessante. Fico imaginando o metrô daqui a algumas décadas. "Próxima estação: Renan Mariano. Estação de integração para Mauro de Bias e para a praça Aquino Cruz. Desembarque pelo lado esquerdo. Observe atentamente o espaço entre o trem e a plataforma. Next stop: Renan Mariano. Mind the gap". Pomposo, não? Uma pena que essas homenagens geralmente são feitas após a pessoa ter morrido, pois deve dar uma tremenda sensação de poder sabendo que existe um lugar com o seu nome. Quer dizer, pode ser um pouco trágico também...

Imagina se colocam o seu nome em um lugar bem pobre, extremamente perigoso, com toque de recolher às 21h e com vários focos do mosquito da dengue. Rolariam aqueles típicas conversas de senhoras que se encontram na rua:

- Menina, onde cê tá morando?

- Ah, meu bem, tô lá em Renan Mariano agora. O aluguel é mais barato e achei vaga na creche pras criança.

- Meodeus, mas dizem que lá em Renan Mariano é um pirigo.

- Pois é, meu bem. Tenho um subrinho que tá na boca de fumo e tudo por lá. Uma tristeza. Os traficante tão querendo tomar o morro Figueiredo Ferrão. Tá horrível. Todo dia tem PM e bala perdida.

Na boa, se eu me tornar importante algum dia para a sociedade ao ponto de escolherem colocar o meu nome em algum lugar, só ficaria realmente feliz se for um local minimamente decente. Não quero ficar me contorcendo dentro do caixão.

Enfim, que os renan-marienses sejam felizes e prósperos!

3 comentários:

Diego! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego! disse...

Meu amigo, você já é importante em nossas vidas, alguém digno de grandes homenagens. Um nome de estação ainda é pouco para a grande pessoa que você é! Abraço amigo!

Joyce disse...

Bem, minha rua ainda não tem bem um nome... (rua X, juro que é rua X, já mudaram pra Jornalista Alguma Coisa, depois, Roberto Peixoto, mas no IPTU vem Rua X mesmo...) mas bem que podia ser Renan Mariano! Eu moro na rua do meu amigão Renan Mariano kkkk. Vou faezr a sugestão na prefeitura =)