quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dias ruins para nascer


Porque tem gente que vem ao mundo em dias inapropriados…
Segue abaixo a minha lista dos piores.

 

  • 1º de abril

Dia da mentira. Dia em que todo mundo está pregando peças em todo mundo. E, portanto, dia em que todo mundo está desconfiando de todo mundo. Tudo na maior sacanagem. Qualquer um está sujeito a desconfiar de um convite para uma festa de aniversário que ocorra no dia 1º de abril. Eu desconfiaria. “Vai ter festa lá em casa”. “Mentiiiira, seu danadinho! Acha que vou cair nessa?”. Fora as piadinhas que devem fazer com o aniversariante. “Trouxe presente!”. “Oba!”. “PRIMEIRO DE ABRIL, HAHA!”. Com o passar dos anos a pessoa deve ficar muito descrente com as coisas. É a realidade supostamente feliz de um aniversário inserida no dia da mentira. E a verdade é que ninguém NUNCA vai deixar de perder a piada né.

E não é só isso. 1º de abril também é o Dia dos Bobos. Tudo bem que isso não é difundido. Eu mesmo descobri somente ao ler a Wikipédia para escrever este texto. Mas agora você está sabendo. Mais um fato para colocar areia no seu dia.

Ao escrever este texto, me lembrei da TERRÍVEL piada do menino cego, que pode ser conferida aqui.

  • 2 de novembro

Dia de Finados. Olha só como você é inconveniente: as pessoas ficam tristes lembrando dos entes queridos que faleceram, vão ao cemitério, mas você comemora anos de vida! Ora, o dia 2 de novembro é o dia mais fúnebre do ano. Não combina com aniversários e festinhas. O “parabéns pra você” se torna “segura na mão de Deus”. E se você é mulher e sorri porque ganhou um buquê de flores, saiba que muitas outras pessoas também receberam flores no mesmo dia. São pessoas mortas, em seus jazigos, que ganharam flores de gente sofrendo, com saudade. Cheire as flores e sinta o aroma de cemitério. E a tristeza no ar. Ok, vai, pelo menos é feriado!

  • 11 de setembro

O dia 11 de setembro nunca mais foi visto da mesma forma depois dos atentados de 2001, os piores da história da humanidade. Você ouve ou lê “11 de setembro” e já fica todo arrepiado. Lembra-se logo do Osama Bin Laden, das Torres Gêmeas, de terrorismo, de homens-bomba. Só coisa maneira! 11 de setembro é o dia do qual o mundo não se orgulha, não gosta de lembrar, quer que passe logo, quer esquecer. E você, bendito/a, faz aniversário! Exemplo: Minha mãe, coitada.

  • 31 de dezembro / 1º de janeiro

Revéillon. A atenção das pessoas – inclusive a de seus familiares – está voltada para a virada do ano, para os fogos da meia noite, e não para você. Ok, você pode até reunir seus amigos, já que fazer uma comemoração combo pode não ser tão ruim, e Revéillon é para se divertir mesmo. Além do mais, se você nasceu no dia 1º de janeiro, você pode assumir que os fogos da virada também são para você. Mas poxa, seja realista, não são. O mundo inteiro está comemorando uma renovação, seus amigos estão desejando “Feliz Ano Novo” entre si, quando só depois se lembram de te dar os parabéns também. É duro, mas convenhamos que seu aniversário fica bastante ofuscado por isso tudo.

  • 24/25 de dezembro

Situação pior que a anterior. Natal, nascimento de Jesus. Jesus é o Salvador da humanidade para praticamente todo o ocidente. Logo, tem alguém muito mais importante fazendo aniversário do que você né? E mesmo que as pessoas não se importem com Cristo, elas pensam é no Natal oras! Papai Noel! Seu aniversário? Aff, faça-me o favor. É Natal!

Se você nasceu no dia 24, suas festas de aniversário estão destinadas a serem acopladas à ceia de Natal da sua família PARA O RESTO DA SUA VIDA! Boate no dia? Barzinho? Choppinho? Não! É ceia Natal todos os anos! E mesmo que você não seja cristão e não se importe em comemorar o Natal, grande parte dos seus amigos se importam, e estarão de noite com suas famílias, e não com você. Logo, você não tem outra saída: você vai ouvir Simone no seu aniversário junto com suas tias. “Parabéns, Fabinho, êêêê! Ok gente, voltando: ♫ então é Natal, e o que você fez? ♪”

Mas não é só isso. Tem algo muito pior. E você já sabe do que eu estou falando. Se você nasceu em maio, por exemplo, você ganha presentes em maio. E ganha também no Natal. Portanto, ganha dois presentes aí! Bacana, hein! Mas se você nasceu no Natal, meu amigo, você ganha UM SÓ! A não ser que seus pais e o restante dos familiares se compadeçam com a sua situação e te deem dois presentes. Mas você sabe que isso é muito pouco provável. Tô errado?

  • 29 de fevereiro

Entre todos os dias citados, creio que o pior dia para nascer seja 29 de fevereiro. Diferente dos demais dias do ano, esse só existe de 4 em 4 anos, nos chamados anos bissextos. Pelo menos nos demais dias ruins para nascer, bem ou mal, há uma identidade, há um dia da pessoa todo ano. Nesse caso não! Você aguarda pelo dia do seu aniversário ao longo do mês de fevereiro e, logo após o término do dia 28, o que acontece? Já é 1º de março! Mais frustrante impossível!

É como se você nascido em um dia que somente existe numa realidade paralela. No instante do seu nascimento, às 23h59 do dia 28 de fevereiro, um raio cósmico surgido de algum fenômeno esquisito iluminou sua mãe durante as contrações dos parto, o espaço-tempo foi distorcido, e ela acabou parindo numa outra dimensão. E aí, apenas de 4 em 4 anos o tal raio cósmico pode ser vislumbrado, fazendo com que só assim possa-se adentrar à realidade paralela e, então, aniversariar.

Podemos comparar também essa anomalia a uma aleatória distribuição de saquinhos de doces para crianças. Os pequenos fazem uma fila para receber seus saquinhos, felizes e serelepes. Mas não há para todos. Uma criança fica sem. E essa fica olhando todas as outras se deliciarem com suas guloseimas. Esse deve ser o sentimento de alguém nascido em 29 de fevereiro. Para os outros teve, para você não. E apesar de não ter aniversário todos os anos, você fica mais velho todos os anos! Triste.

Mas pense por esse lado: ao contrário do caso anterior, pelo menos você garante os dois presentes no ano!

* O editoral explicando sobre a proposta deste blog está contido na coluna à esquerda!

Um comentário:

Diego Martins! disse...

Que crueldade essa piada!!! Sem graça =/