quinta-feira, 19 de abril de 2012

Catarina, a aplicada

 

saladeaula

Em uma aula qualquer em algum lugar do Brasil, a professora explicava a lição e fazia pergunta aos alunos…

- Alguém sabe me dizer qual a capital da França?
- Muito fácil, professora – disse Catarina – É Paris!
- Muito bem, Catarina! Agora me digam, qual é o rio que banha Paris?
- Rio Nilo! – disse Conrado.
- Não, Conrado. Rio Nilo fica no Egito.
- É o Sena! – respondeu novamente Catarina.
- Isso, Catarina, rio Sena!
- Professora! – chamou Aline – O nome desse rio é Sena por causa do piloto de F1?
- Ai sua burra, nada a ver! – zombou Julinho.
- Julinho! Não fala assim ou vai sair de sala! Não, meu amor, não tem nada a ver com o Ayrton Senna. Na verdade eu não sei lhe dizer porque o nome desse rio é Sena. Aí já seria demais também. Agora me respondam, a que outra capital europeia Paris está conectada por uma linha férrea que passa debaixo do mar?
- Buenos Aires! – respondeu Conrado.
- Que idiota! – zombou novamente Julinho.
- Julinho – disse a professora, já brava – já que ele é idiota, isso significa que você sabe qual a resposta correta. Vamos, me responda essa!
- Ó professora, saber direitinho eu não sei. Mas eu pelo menos sei que Buenos Aires não fica na Europa. Fica na América do Norte! – disse Julinho.
- Nada disso! – exclamou a professora.
Catarina se intrometeu:
- Na verdade Buenos Aires é a capital da Argentina, que fica na América do Sul, assim como nós. Londres é o nome da capital europeia ligada a Paris por uma linha férrea que por um túnel debaixo do mar, o Eurotúnel.
- “Nhé nhé nhé o Eurotúnel”… Nerd!
- Cale-se, Julinho! – disse a professora – Parabéns Catarina!
- Obrigada!
- Professora, como eles fizeram um túnel debaixo mar? – perguntou Aline.
- Não sei, Aline. Creio que seja algo muito difícil. Alunos, outra pergunta, dentro de qual país europeu está a Cidade do Vaticano?
- Vaticano é onde mora a rainha da Inglaterra né? – perguntou Moisés.
- Não! É onde mora o Papa. – respondeu a professora.
- Então o Vaticano fica no Polo Norte!
- Polo Norte é onde mora o Papai Noel, Conrado. Não o Papa.
- Ah…
- E Polo Norte nem é país. Aliás, Papai Noel nem existe – completou a professora.
- Não existe Papai Noel? – perguntou Aline, chocada.
- Aline, você já é uma mocinha!
- Professora, eu sei a resposta! – disse Catarina.
- Diga, Catarina! Você deve saber mesmo.
- O Vaticano fica na Itália! Dentro de Roma, para ser mais específica.
- Isso, meu bem! Muito bom! E Mônaco?
- É a amiga do Cebolinha! – disse Julinho fazendo graça.
- Julinho, mais uma dessa e fora vai para fora. Agora é sério!
- Tá bom, fêssora!
- Alguém sabe me responder? Alguém sem ser a Catarina? Letícia? Acorde, menina!
- Oi? Quê?
- Onde fica Mônaco?
- O que é isso?
- Francamente hein! Conrado? Sabe?
- Nos Estados Unidos!
- Não! Moisés?
- Ah, professora, pergunta logo pra Catarina.
- Dai-me paciência, Senhor! Ok, vai lá Catarina, qual a reposta correta?
- Assim como o Vaticano, Mônaco também é uma cidade-estado. Fica no sul da França.
- Você salva as minhas aulas, menina!
- Obrigadinha!
- Continuando. Perguntinha de conhecimentos gerais. Quem pintou a Monalisa?
Todos olharam para a menina tímida no fundo da sala, que respondeu gaguejando:
- Foi a minha mãe, professora! Mas por que? Não pode vir maquiada pra escola?
- Não, Monalisa. Não estou falando de você!
- Ai que bom! Que susto!
- Mas me diz você, que não tentou responder nada ainda. Quem pintou a Monalisa, a mais famosa obra de arte do mundo?
- Michelângelo?
- Não!
- Julinho, sabe me dizer?
- Donatelo! Talvez o Rafael! Mas até onde eu sei eles são tartarugas ninjas, não pintoras.
- Julinho, fora de sala agora!
- Mas professora…
- Fora!
Julinho saiu da sala.
- Letícia, para de dormir e me diz, por favor, quem pintou a Monalisa?

- A mãe dela, ela já disse! – respondeu, sonolenta.
- Ah é? Então pra fora você também! Fica aí só dormindo mesmo. Vai dormir no corredor!
Letícia saiu da sala.
- Conrado? Sabe essa?
- Tá na ponta da língua, professora! Aquele cara famoso pra caramba!
- Tente se lembrar…
- Aquele com nome de carro!
- Ahn?

- Picasso!
- Fora de sala agora, Conrado!
Conrado saiu da sala.
- Paciência zero com todos vocês! Uma pergunta tão fácil!
Aline, responda!
- Nem sabia que existia outra Monalisa, professora. Desculpa.
- Fora, Aline! Vai pro corredor também!
Moisés, sua vez!
Sem dizer nada, Moisés se levantou e também saiu da sala, conformado.
- Pois bem Monalisa, mais uma chance antes da Catarina responder pra mim. Quem te pint… digo, quem pintou a Monalisa? É um pintor francês muito conhecido. É tão fácil! Anda logo! Responda!
Monalisa começou a chorar e saiu da sala.

- Só sobrou você, Catarina. Você é a melhor, é a única aluna que estuda nessa sala. Vamos, diga em alto e bom som para todos que estão no corredor ouvirem. Quem pintou a Monalisa?
- Obrigada novamente, professora! Pelo visto sou a única pessoa que estuda por aqui mesmo, pois Leonardo da Vinci era italiano. Morreu na França, mas nasceu na Itália. Fora de sala!

Nenhum comentário: